sociedade

Democracia em Risco?


Estamos desde o 2020 vivendo em uma pandemia, neste período quase seiscentos mil brasileiros perderam a sua vida. Temos sérios problemas ligados à área de saúde, como vacinação lenta, negacionismo em alta e Ministerio da Saúde perdido quanto às estratégias para enfrentar este momento difícil. Só a pandemia já é muito para enfrentar, mas temos, ainda, que conviver com um presidente da república que parece sonhar em ser ditador e sonhar que suas ideias guiem o país para um futuro por ele imaginado ser maravilhoso

O presidente, logo após a posse, em uma das raras entrevistas sem problema com a imprensa, comentou que achava que seria mais fácil ser presidente, que estava tendo muitas dificuldades em lidar com as atividades de alta complexidade do cargo. Bolsonaro neste momento mostrou ao país que não estava preparado, que não saberia lidar com o que viria pela frente e que seu modo de lidar com a oposição seria radical.

Desde que tomou posse, Bolsonaro nunca perdeu a oportunidade de enfrentar os poderes da república e o sistema democrático de pesos e contrapesos. Bolsonaro não teve comportamento democrático, não soube estabelecer diálogos e trabalhar em conjunto com o legislativo e o judiciário para enfrentar os principais problemas do país. Tentou, sim, impor seu pensamento e comportamento aos outros.

A escalada de autoritarismo e declarações golpistas foi, e ainda é, constante - nada freia o ímpeto do presidente. Bolsonaro acredita que somente ele pode guiar o Brasil para o futuro que ele considera perfeito, mesmo que para isso precise dar um golpe de estado e ser um ditador. O presidente não sabe lidar com quem pensa diferente, tem uma posição ideológica diferente e um modo de viver diferente.

Os acontecimentos do último Sete de Setembro escancararam o desejo golpista do presidente. Ao anunciar que não iria cumprir determinações do Supremo Tribunal Federal, Bolsonaro se posicionou a favor de um golpe.Dessa forma, ele ultrapassou limites nunca antes pensado por qualquer outro presidente recente da história do Brasil. Bolsonaro sempre falou e ainda fala para um grupo de brasileiros que sonham com um golpe militar ou sonham com uma volta ao passado Bolsonaro fez um movimento arriscado e que não deu certo. Certamente ele esperava que uma multidão nas ruas para apoiar e operar seu golpe. Isso não ocorreu, quem estava ao lado do presidente eram seus seguidores mais fiéis, aqueles que querem tumultuar, aqueles que não tem interesse em promover o bem comum. Segundo pesquisas, com o desmoronamento de seu projeto golpista, o presidente foi obrigado a dar meia volta e até pedir desculpas aos outros poderes pelo que havia falado. Era isso ou ele poderia enfrentar um processo de impeachment.

As consequências para Bolsonaro do seu projeto falho de golpe estão aí: sua popularidade caiu, seus apoiadores o estão abandonando e a falta de apoio só cresce. Outra consequência desse movimento golpista é que sua reeleição no ano que vem, parece estar se distanciando. O país agora está em compasso de espera, esperando para ver o que Bolsonaro faz. Se tentar o golpe, perde o apoio político e poderá até ser preso, se nada fizer, perde o apoio do seu grupo mais fiel, e sua carreira política e de seus filhos certamente sofrerá perdas e danos!

A democracia brasileira está protegida. As instituições brasileiras estão fortes e farão o que for necessário para que qualquer tentativa de ruptura institucional não prospere. A população, assim como os militares, não devem apoiar golpe. Bolsonaro deve ficar cada vez mais só. O restante do governo Bolsonaro será sofrível, ele tentará, a todo custo, mostrar que é forte e que pode promover mudanças que ele acha serem importantes. Por outro lado o legislativo e o judiciário irão barrar propostas incoerentes e em desacordo com com a Constituição. O governo está chegando ao fim antes de terminar. Não se pode afrontar, assim, a democracia e as instituições do estado brasileiro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Reformas

Próximo

Os Negacionistas e a Vacina